Cala a boca, Danilo Gentili!
Estou aqui de boa, curtindo minha fossa de sábado a noite, twittando com uma galera gente fina e tal. Quando vejo uma piada de Danilo Gentili.
Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol? #
Ignorei. É, eu vi que ele chamou o negro de macaco, mas e daí? Isso não me parece muito racista como dizem por aí. Nunca liguei para tal comparação, a menos que venha como tom de ofensa. Aí a briga é pela ofensa. Mas continuei minha vida até que veio a questão de Gentili.
Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco? #
Achei no mínimo bizarro. Quem disse que você pode chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa? Isso não é preconceito, mas é ofensivo, degradante, não é engraçado. E digo isso porque sou fã de standup comedy e não acho engraçado quando o humorista tem que apelar para essas ofensas toscas. Não é moralismo, é bom senso. Você pode falar sobre o gay ser afeminado e as implicações comicas disso. Sobre o gordo estar fora do peso e enfrentar os desafios de uma sociedade não preparada para recebe-lo, isso pode ser comico e tragico, mesmo para o gordo. Mas dizer só adjetivar ofensivamente? Isso não tem graça nenhuma.
Reparem: na piada do KingKong nao disse a cor do jogador. Disse q loira saiu c/ cara pq e famoso. A cabeca de vcs q tem preconceito hein #
Isso tornou-se irrelevante depois da merda que você disse na sequência, Danilo. Dá para ver que você não sabe o que fala e também não sabe quando é melhor parar de falar.
Qual a cor das pessoas q venderam os negros pros brancos na Africa? Somos todos da mesma raca: a raca de filhos da puta. Relaxem e se matem. #
A essa altura, já fui verificar quem estava falando do Danilo no Twitter. A maioria das pessoas estavam dando apoio total ao "humorista" e outras revoltadas com os moralistas que ficavam no pé dele. Não vi ninguém chamando-o de racista ou sequer incomodado com a "piada racista". E Danilo, na sua imensa habilidade com as palavras, já se colocou na mesma laia dos negros vendedores de escravos. É, vocês são uma raça de filhos de vossas mães.
Se eu quisesse agradar a todos não seria humorista, seria presidente. Quem não gostou cai fora, pq piores q essa virao... #
E aí Danilo finalmente mostra o toque de inteligência que todos esperavam. Não há dúvidas de que, com a qualidade das coisas que o caro Gentili diz no Twitter, merdas piores que essa virão...
[Update] Ele apagou as duas últimas mensagens. Por que será?
Olá irmão!
ResponderExcluirFui eu quem começou a briga com ele...
Aquele palhaço
Eu tinha certeza que outras pessoas tinham entendido o mesmo.
Grande abraço... bom blog.
@dinfernandes
"Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco?"
ResponderExcluirResposta: porque existe uma lei, especifica, que protege praticamente exclusivamente os negros no Brasil. E outras leis são tão fracas que são ridiculas.
Se alguem não gostou processe o cara, ja que tem esse direito praticamente voltados para negros, assim como tantas cotas que existem por ai.
Sim, agora um humorista não pode nem mesmo fazer uma crítica a um sistema, que ja tem que aparecer alguém e dizer 'voce está sendo rascista.
Quem sabe se ele tivesse colocado que é contra cotas exlusivas para negros porque consideram cotas racistas, também ia querer processar ele por... ops, não existe uma lei que critica criticas a leis.
desculpa se essa thread é apenas para quem 'apoia sua ideia', mas seja feliz em seu mundo e delete todo e qualquer comentário de modo bem fascista.
Nossa.. e o cara promete outras piores. Não dá para aguentar tamanha ignorância.
ResponderExcluirE será que isso não é questão de “se eu não gosto, bloqueio, e pronto - resolvido”. Se trata de crime. É ofensa e pronto, isso sim. Tem que reclamar e denunciar.
Ah, eu me referia ao fititnt tá..
ResponderExcluirfititnt
ResponderExcluirEu não disse nada sobre seu comentário. Mas perceba que a crítica que ele fez ao sistema foi tecida unica e exclusivamente para proteger o próprio rabo, visto a asneira que disse.
E você está usando essa asneira para defender seu ponto de vista? Ele poderia tranquilamente falar sobre as cotas, mas preferiu apenas chamar um negro de macaco, o que foi totalmente sem graça.
fititnt
ResponderExcluirE essa lei à qual vc se referiu protege todas as pessoas contra manifestações RACISTAS, ou seja, relacionadas à etnia. É através dela que alguns defendem que as cotas são erradas.
Ele apagou os dois últimos tweets.
ResponderExcluirEu acho q ele foi infeliz no comentario, ñ acho q ele quiz chamar ninguem d macaco, mas o foco é o cara q vai pra cidade fica bem sucedido e pega uma loira..o problema foi ele estar assistindo o King Kong..poderia estar assistindo sei la, o filme cm um outro "bicho" q vai vai pra cidade e tals, a questão ñ é o macaco.
ResponderExcluirPriscila
ResponderExcluirTbm não achava que foi um comentário racista. Mas diante dos atos seguintes dele, ficou óbvio que ele falou merda.
O que me irritou foi de ele, ao invés de ficar quieto e deixar a asneira cair no ostracismo, resolveu falar mais e mais merda, inflamando uma discussão certa do modo mais errado possível.
No final, um monte de gente ficou contra as pessoas que combatem o racismo, sendo que essas mal se manifestaram.
Foi ridículo.
Triste ver que uma pessoa desse naipe tem tanto relevo. Se o cara que muitos idolatram é assim, imagine o nível dos seus fãs..
ResponderExcluirNegão Internauta, gosto muito do Danilo e realmente ñ acho q ele teve má intensão, concordo cm vc qdo diz q ele deveria ter ficado quieto e encerrado o assunto, que foi muito mal colocado.
ResponderExcluirE depois ninguém entende a importância de ter um assessor de imprensa...
ResponderExcluirIsso que dá achar que é auto-suficiente só porque tem credencial de jornalista. =/
Foi isso que eu pensei, Dragus. Falta um assessor de imprensa.
ResponderExcluirA menos que ele queira mostrar mesmo que não sabe como agir em determinadas situações. Ah, se ele não fosse do CQC, apareceria toda semana no Top 5.
Aabei de ler seu post! Hj de manhã me indignei e perdi um pouco do meu precioso tempo com aquele otaário! Beijos.
ResponderExcluirhahahahah
ResponderExcluirripacas com as piadas dele!
triste é ver tanto negro com auto imagem tão prejudicada que piadinha longe de ofensa soa como injúria
Pois é Guilherme, vc falou tudo:triste é ver tanto negro com auto imagem tão prejudicada.
ResponderExcluirPrejudicada por quem? Por que será que o negro não tem referências aqui no Brasil? Porque é muito mais fácil "ripacas". Continua "rindopacas" porque isso deve ser o seu melhor.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGente, isso que voces tão fazendo é ridiculo.
ResponderExcluirO cara fez a piada com o FILME, que é estrelado por um macaco. Sim, um macaco. Se voce queria que fosse um peixe (romario?) sinto muito. A parte de parecer jogador de futebol é pelo fato dele ir pra cidade e pegar uma loira. A comparação termina por aí.
E o seundo comentario foi extremamente feliz. Ele nao disse que voce pode fazer essas comparações LEGALMENTE, claro que não. Pensem antes de falar alguma coisa. Ele disse que se voce comprar X a Y, ninguem vai ficar chocado nem revoltado.
As pessoas são tao neuroticas e querem ver merda onde não tem, por favor, façam escandalo com as coisas certas.
Matheus Esperon
Guilherme
ResponderExcluirA piada foi o de menos, pior foi a discriminação ao insinuar que os negros são superprotegidos pela lei e/ou 'chorões', que se sentem ofendidos com tudo, o que é uma mentira imensa, mas que tem sido perpetuada cada vez mais pelas pessoas.
Caio Lausi
Exatamente! A lei vale para todos, brancos, negros, gordos, magros, famosos e anônimos.
Jomé Productions
ResponderExcluirObviamente, você não está se referindo ao texto, não é? Deixei bem claro que achei um absurdo o segundo comentário.
E pra mim ele comparou sim o macaco à um esteriótipo de jogador de futebol, negro que enriquece e arranja uma loira. Ele é inteligente demais para não saber que a piada seria entendida dessa forma.
Depois que li o que está aqui, estou dando um #unfollow no @danilogentili
ResponderExcluirNão gosto de playboy muito menos playboy racista. Vamos divulgar! Abraço do SHD!!
Alberto do Sexy Help Desk publicou um post sobre.. Ela quer fazer sexo a três, será que ele topa?
O problema é que hoje se chama de gênio a qualquer pessoa capaz de articular duas frases com sentido. O pessoal do CQC é muito bom, mas parece que tem gente que espera que eles sejam "messias".
ResponderExcluirO próprio Tas já deu umas derrapadas, também. O que me dá a impressão é que eles estão embarcando em uma Hype. Qualquer hora isso VdM.
CARA... RELAXA!
ResponderExcluirDanilo Gentili cometeu o erro... todos cometem erros... as vezes falamos bostas e depois que nos tocamos... talvez o erro dele é não assumir q falou merda....
ResponderExcluirRafael Zanatta
ResponderExcluirTo tranquilo. Por enquanto. Mas to prevendo dias ruins pela frente.
Héssed Martins
E pior, não assumiu falando mais merda ainda.
A todos
Galera, é uma pena que a maioria não me entendeu, em nenhum momento chamei o Danilo de racista, nem aqui, nem no Twitter.
O que eu digo é que os negros não são privilegiados pela lei ou pela cultura. Se ainda existe baixa aceitação de piadas raciais pelas pessoas, não é a toa. O histórico ainda recente de racismo contra negros deixou marcas.
Não tenho twitter...tb n sou moralista nem essas coisas....
ResponderExcluirmas oq eu quero dizer é que...o Danilo foi sim um pouco fora dos limites com a piadinha infame....tudo bem mas i daí...acho que para essas coisas aparecem mil pessoas pra dizer que ele esta errado e que ele é racista, mas nessas horas todos esses que foram contra a piada, ou o comentário sem noção, esquecem do colega, ou o amigo que chegam para falar do certo jeito: "Fala ae preto, tranquilo?!",ou,"E ae macaco vai fazer o que hoje?!". Ja vi e vejo muitos e muitos que tomam dor de alguem que viu na tv, ou na radio ou na puta que pariu, mas na hora de impor e exigir respeito quanto a raça, ou qualquer coisa que seje que no momento não está em discussão, não fazem nada, so acham engraçado.
Hipócritas e ignorantes...
Obrigado
Não gostou não da ibope pro cara.
ResponderExcluirEnquanto quem gosta vai continuar acompanhando.
Vixi ow eu q so mto inocente ou vcs soh querem fazer midia pq ateh agora num achei o racismo na piada cada um entende de um geito se vcs viram racismo eh pq quiseram ver
ResponderExcluirTáh, Marco B e Naveganhando
ResponderExcluirNão falei que ele foi racista, falei que não vi racismo na piada e dou Ibope para o cara, Ibope negativo. Se fosse uma coisa boa, talvez eu desse Ibope tbm, mas não foi, pelo contrário. =)
Sinto lhe informar mas o Danilo está certo....
ResponderExcluirEssa coisa de preconceito nao existe....
Hipocritas.....
..
Táh
ResponderExcluirAlguém que escreve "seje" não tem respaldo algum p/ chamar qualquer outro de ignorante. Recolha-se à sua insignificância.
A piada dele realmente não foi racista. O problema foi se ofender com o povo que o acusou de racista e acabar falando merda.
E, Negão, não acho que ele seja tão inteligente assim. Pode ser esperto, mas não inteligente. De certeza ele vai amargar um bom tempo quando se der conta da merda que falou. Principalmente ao ver seu público em apresentações e seguidores do twitter caindo.
Concordo quando vc diz que negros não são superprotegidos, como alguns gostam de afirmar. Mas é fato que muitos negros são mais racistas que os que levam esta alcunha. Ok, as marcas que o racismo deixou ainda são recentes. O problema é que enquanto negros ficarem revivendo essas mágoas, o racismo nunca deixará de existir.
Eu sou negro e me mato de rir com piadas de negros. Assim como as de judeus, cristões, japoneses, gaúchos e etc etc etc.
Humor sempre é válido. Só é preciso o povo saber distinguir humor de ofensa.
E isso vale não só p/ negros que vêem ofensas onde não tem.
Lucas, preconceito não existe?
ResponderExcluirUHAHAUHUAHUAHUAUHAHUAHUAUHAHUHUAUHAUHAUH
Cacetada... A imbecilidade humana realmente não conhece limites...
Está mais que na hora de vc sair do seu mundinho de fantasia e acordar p/ o mundo real. Caso não tenha percebido, o mundo real não se restringe à sua casa, escola/faculdade e trabalho.
Lucas
ResponderExcluirO Danilo não disso isso em nenhum lugar. E se preconceito não existe eu devo ter sonhado minha vida e acabei de acordar.
Hipócrita pq? Pq previ que as pessoas reagiriam como vc, acusando qlq um mesmo sem entender a sua opinião?
Bruno
Com certeza, eu tbm acho que todo humor é valido. Aliás, esse é o princípio desse blog. E pra não ficar com a alcunha de 'chorão', deixo passar muita merda que me dizem.
Aí vem um cara desses e diz que somos 'intocaveis', isso é uma baita mentira!
Todos
hipocrisia
[Do gr. hypokrisía.]
Substantivo feminino.
1.Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem.
2.Impostura, fingimento, simulação, falsidade.
3.Falsa devoção.
Isso é hipocrisia. Não fui hipócrita.
Bruno, a partir do momento que você critica uma pessoa por escrever errado você perde completamente a razão, ela pode não escrever corretamente, mas isso não tira o mérito de ela expor suas idéias. Você vem aqui para falar de preconceito e o que você acabou fazendo foi um preconceito cultural... Então respeite os outros para vir aqui e defender o seu ponto de vista.
ResponderExcluirE triste ver uma pessoa como o Alberto que é um mestre é Doutor em física em formado em 3 federais
ResponderExcluirvir aqui e chamar o cara de Playboy, não defendo o lado do Danilo mas sim a forma de expressar suas idéias. Você é mais um que repudio aqui, enquanto uma tem preconceitos culturais, você vem com preconceitos sociais.
São todos hipócritas aqui, discutem qual cor é mais valiosa, mas esquecem de respeitar uns aos outros.
Clauber Magalhaes
ResponderExcluirMe inclua fora dessa. Estou só tentando não ser taxado por uma coisa que não tenho controle, minha cor.
aqui no brasil hoje em dia é tudo em volta de ajudar os negros, como por exemplo esse negocio de sistema de cotas, será que o governo acha que os negros nao tem capacidade para entrar na facul e por isso ajudam eles? isso sim eu acho racismo!
ResponderExcluire se um negro fala preconceituosamente de um branco? nao acontece nada, se temos que chamar os negros de afro-descendentes, quero ser chamado de caucasiano!
aqui no brasil hoje em dia é tudo em volta de ajudar os negros, como por exemplo esse negocio de sistema de cotas, será que o governo acha que os negros nao tem capacidade para entrar na facul e por isso ajudam eles? isso sim eu acho racismo!
ResponderExcluire se um negro fala preconceituosamente de um branco? nao acontece nada, se temos que chamar os negros de afro-descendentes, quero ser chamado de caucasiano! [2]
jack.pursuit
ResponderExcluirNão sei se concordo com o sistema de cotas, mas que é necessário uma política para ajudar os negros isso é óbvio. Não é nem questão de capacidade, é questão de oportunidade.
Eu não lembro de ter visto um negro famoso falando preconceituosamente de um branco, mas se acontecer, espero que seja punido.
Gosto do Gentili, mas acho que ele foi muito infeliz.
ResponderExcluire gente o cara num foi racista porra nenhuma so fez comparação com um filme seus idiotas vao la se preocupar coma fome com gripe do porco vão se fuder nao sebe interpretar o que le não leia bando de ignorantes
ResponderExcluirOla pessoal.
ResponderExcluirNa minha opnião o sistema de cotas é muito válido pq, o brasil vem de uma geração de escravos, hoje nós vemos as consequências com os negros em escolas públicas por virem de uma geração que não teve condições de garantir um bom estudo para os filhos.Como se chegaria a uma igualdade social se na 3ª série do 2º grau na escola pública se aprende o que uma pessoa de uma escola particular aprende na 4ª ou 5ª série do 1º grau, como disputar uma vaga com essa diferença (nem por isso muitos negros deixaram de conseguir por méritos próprios).Isso é realmente necessário não por falta de capacidade do negro, mas pq ele não teve o mesmo previlégio de igualdade nos estudos.
Clayton Jatobá
A única coisa que me deixa chateada nessa história, é que ninguém nunca fez essa revolução contra Chico Anysio, por exemplo, que chama Negro de preguiçoso, baiano de preguiçoso... Para os programas humoristicos da Globo, as mulheres bonitas são todas burras e máquinas sexuais... Eu, heim. A história do Racismo tá Tomando proporções absurdas!
ResponderExcluirGente, quando o racismo acontece, mesmo, quando pega de jeito, não vejo ninguém sair com a porra metendo processo.
E outra, quem aqui vai negar que os jogadores de futebol só se casam com loiras? Poupe-me de tanta hipocrisia!
O Negão Internauta falou algo incrível: há momentos em que se deve ignorar, responder, mostrar que a pessoa passou dos limites e tal, mas, inquisição é ridículo.
Abraço!
Seu blog é massa.
wesley jesus
ResponderExcluirPartir pra ofensa é a maior das ignorâncias. Teremos que ignorar sua existência.
Clayton
Acho que as cotas deveriam, desde o inicio, atingir os de baixa renda e não especificamente os negros. Os negros são maioria entre as classes C, D, E e aí por diante. Provavelmente isso beneficiaria os negros, sem criar essa cisão que está prejudicando mais que beneficiando.
umafabulasobreavaidade
Pois é, ele não parece má pessoa, mas olha o rebuliço que criou. Se tivesse ficado quieto, vendo que disse merda, nada disso teria acontecido.
Negão vc é show, falou tdo...cotas para pessoas de baixa renda, estudantes de escolas publicas!!!
ResponderExcluirNegros são tão inteligentes qto brancos...não é injusto cm estudantes bracos e pobres que tb não tiveram oportunidade na vida?? Sobre Danilo, repito,foi infeliz no comentario, mas não acho q seja racista, vou continuar gostando dele mesmo assim e seguindo - o Custe o q Custar...hahaha
Bjos muito legal seu blog
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu não ia fazer comentário algum, normalmente acho este tipo de discussão tão absurdo, sem fundamento e sem rumo, que prefiro não me pronunciar. Mas PQP, quanta asneira hein?
ResponderExcluirEm primeiro lugar, é muito fácil vir aqui e comentar um monte de merda, quando muitos não são capazes de fazer um interpretação de texto.
Ficou claro pra mim que ele não se refere a piada mais velha do mundo e totalmente sem graça que o Danilo fez. Humorista? Pára vai! Falar coisas deste tipo, qualquer um fala. Aliás, piadas de gordo, loiras burras e coisas do tipo, deveriam ser totalmente descartadas por pessoas que se dizem "humoristas" de verdade, como ele costuma se chamar.
Não assisto ao programa CQC. Não vejo graça, acho um absurdo. Um bando de caras fazenco chacota com situações e pessoas. O povo aplaudindo porque falaram mal do político tal, e do político tal. Grande coisa. Falar mal de político é o que o povo faz de melhor, ainda não vi nada de genial nisso tudo. Mas há quem goste e eu respeito.
A questão como eu disse, não foi a piada super original do menino, foi o comentário posterior, que sim foi totalmente infeliz. E os argumentos utilizados por ele, que foram abraçados por muitos que estão aqui, só provam que o racismo não ficou lá atrás, como pessoas cegas e óbviamente não-negras costumam dizer.
Meu filho por favor, ninguém tem que se referir a mim, ou a você como afrodescente ou caucasiano, mas sim pelo nome, de preferência. Isto é pra questões práticas, não é para o dia-a-dia, e te garanto que se o Sr. se deparar com uma ficha, lhe questionando qual sua etnia, vai ter que responder caucasiano, e não branco. Estou errada?
Quanto ao sistema de cotas, é um absurdo que as pessoas ainda utilizem-no como referencial de como os negros são bem cuidados. Ah, que mundo bonzinho este que a gente vive né?
Durante muitos anos, eu fui a única aluna negra na sala de aula, e qualquer pesquisinha de beira de esquina pode confirmar que a maioria da população pobre deste país, é negra. Então não é questão de capacidade e sim de oportunidade. "Previlégios" como este, não são oferecidos somente aos negros, existem vários tipos de bolsas e projetos sociais por este Brasil afora, faculdade tem serviço social pra que? Financiamentos, e mais outras mil formas de dar uma força práquele que não tem condiçõesde ingressar no ensino superior, mas utilizar argumentos óbvios e ridículos, é o caminho mais fácil quando não se tem nada a dizer.
A questão aqui não é qual a cor mais valiosa, como foi dito, a questão é que toda vez que um negro resolve dizer que o racismo existe, sempre tem muitos para dizer que ele está vendo coisas, o mundo é maravilhoso e todos se amam.
Agora me responde, porque será que só pessoas que não são negras, costuman dizer que o racismo não existe?
Está pensando ainda? ou foi demais?
Mas isso é o reflexo da situação em que a gente vive, o cara diz que racismo não existe e chamada negro de chorão porque existem leis que o protegem, ainda diz, "Meu, o cara ta reclamando do que, nem posso xingar ele de macaco que vou preso".. e tá bom demais né? O que mais a gente ia querer, garantir o direito de andar pelas ruas sem temer que alguém me bote numa jaula, era o que eu sempre quis...
O rídiculo nem foi o que o cara disse, foi óbvio, e até esperava mais de quem as pessoas dizem que tem tanto talento...
Agora, se é pra defender a imbecilidade do comentário feito por ele, tentem ser menos óbvios e previsíveis, aliás, pessoas defendendo as opiniões tão originais e bem intencionadas do moço, já é bastante previsível.
Ninguém tem que chamar gordo de baleia, nem homossexual de veado, e o fato dele ter escolhido este argumento para se justificar, mostra o tamanho da imbecilidade do cara que vcs estão aplaudindo...
O problema, Jackeline, é que a piada não era sobre negro e ele esta certo.
ResponderExcluirXingar pobre, gordo, loira, japonês e etc. não é crime. Mas xingar negro da cadeia...
O que seria certo? Ele não deixou claro. Eu, particularmente, acho qualquer tipo de discriminação a um tipo de fenótipo/condição social uma afronta passível de punição.
O que ele deixou claro é que é contra o sistema e que é contra o mal-entendimento de sua piada.
Que na minha opinião não era racista e sim uma bricadeira em relação a jogadores de futebol.
E se não assiste o probgrama e nem conhece o trabalho fora das telas do Danilo não pode dizer nada.
Sabe o que é isso? Pre-con-ceito.
Abraços.
PS: Sou afro-descendente, não negro, mas moreno.
msharing,
ResponderExcluirO problema querido é que, nem você, nem a maioria dos que comentaram aqui conseguiram enxergar o óbvio...
Jesus, porque ninguém consegue entender que a crítica que foi feita aqui, não é sobre a piadinha clichê do macaco, mas sim sobre a tentativa ridícula de tentar se explicar?
Quando ele fez a piada, ele não foi racista, ele óbvio, quando ele tentou se defender, ele foi imbecil. Ponto.
E querido, pré-conceito, é somente aplicado quando temos uma opinião sobre algo que não conhecemos, volto a dizer, conheço o trabalho do moço, só achei irrelevante analisar o currículo dele aqui.
Faz diferença pra vc ?
jackeline
ResponderExcluirTe amo!
Você foi a única que entendeu do que se trata o texto. A maioria nem leu. Já chegou achando ruim. Eu não chamei o Danilo de racista em lugar algum. As pessoas simplesmente não leram. rs
E a que ponto chegamos. Os negros agora são os privilegiados. Quem iria imaginar tal inversão à 10 anos atrás?
msharing
Xingar negro dificilmente dá cadeia, geralmente acontece o mesmo que quando vc xinga alguém de gordo. Um processo que acaba em indenização. Sei pq já aconteceram casos próximos à mim.
A lei está para todos, mas quem acaba usando mais são os negros, devido ao processo histórico que levou à criação dessas leis.
Não isolem os fatos, fica mais fácil enxergar tudo se afastando da confusão. =)
É negão, quem iria imaginar...
ResponderExcluirO engraçado é que normalmente as pessoas se ofendem muito com isso. Por este motivo não leram o texto. Se você chama um gordo de baleia e um homossexual de veado, é preconceito. Palavra essa que por motivos errados, entra por um ouvido e sai por outro. Agora, Racista?!? Racista não, dói na alma. É só começar uma discussão sobre o assunto que as pessoas começam a inverter os papáeis até que a coisa perca todo o sentido, e por isto estamos aqui.
Gordo não se ofende, gay também não, então cala a boca e vamosimbora, minha vida não muda em nada mesmo...
Ter uma discussão racional sobre o racismo é simplesmente impossível porque o racismo não existe. É um jogo de marketing que foi inventado lá atrás, e foi facilmente aceito pelo comercio pra vender mais...
Preto tem mania de perseguição, o mundo é lindo, todo mundo é irmão...
E a melhor parte, no Brasil, onde os brasileiros adoram criticar o governo dizendo que aqui as leis não existem, as pessoas que não são racistas adoram dizer como a lei é maravilhosa com os negros... que belezaaa!
Mas fica aqui na minha cabeça um bichinho me cutucando? " Gente, mas que lei maravilhosa é essa? Como ela pode ser tão bem aplicada, se foi feita para punir racistas ou favoritar os negros, no caso das cotas, mas se ninguém é racista, e todo mundo tem os mesmo direito, onde ela foi aplicada que se fez tão maravilhosa?"...
jackeline,
ResponderExcluirAcontece minha querida que o danilo é um comediante, ele tentou fazer alguém rir. Se você não riu o problema é seu!
Sobre as cotas, elas são apenas um resultado de uma falha do governo que há muito tempo já devia ter investido na melhora do ensino básico público. Não fizeram isso, e muitas outras coisas mais, e o resultado foi esse. Ridículo.
Obrigado,
Alexandre
Pois é, acho que não fui só que que não riu Alexandre, embora tenha repetido cinquenta vezes que o problema não foi a piada óbvia dele, mas sim a resposta, vou me conter em dizer que se ele é comediante vai ter que faezr melhor que isso... Afinal, tanta fama e "talento" ora vir a público fazer piadinha com macaco? Isso eu ouço no banheiro na hora do almoço, pra fazer rir, ele tinha que fazer melhor que isso... Agora, se vc riu meu amor, teu conceito do que é engraçado está deturpado, afinal, essa piada é mais velha que o próprio macaquinho, pra rir disso, só com muito esforço...
ResponderExcluirMas afinal, que preguiça de dizer, GENTE VE SE LÊ DIREITO, o problema não é a piada, mega original do candidato a palhaço, são as justificativas imbecis...
alexandre
ResponderExcluirEsse é realmente um dos principais motivos para as cotas, a decadência do ensino público. Creio eu que a idéia com as cotas é forçar uma paridade de ensino entre as classes sociais. Não sei se vai dar certo. Só o tempo dirá.
Pena que a criação das cotas envolveu essa questão racial de forma tão errada, criando um ambiente perigoso no Brasil.
Clauber
ResponderExcluirApenas constatei um fato. Alguém ignorante, ou seja, no caso da tal de Táh, incapaz de escrever corretamente, não tem respaldo algum p/ chamar qualquer outro de ignorante. Ou vc não enxerga a lógica? Se não, sinto muito por sua morte cerebral.
É, Jackeline... Vc não se sente como se estivesse tentando explicar física quãntica p/ amebas? Já foi falado milhões de vezes que O PROBLEMA NÃO FOI A PIADA, que não teve nada de racista. O problema foi o tal de Danilo se ofender com as acusações e acabar falando uma verdadeira merda na tentantiva patética de se justificar.
Aliás, o foco foi completamente mudado pelo próprio Danilo na réplica que publicou.
Vi aqui:
http://blogs.abril.com.br/istoera/2009/07/danilo-gentili-manda-uma-resposta-genial-leia-vale-pena.html
Desculpe o palavreado, mas é FODA ver o povo chamar isso aí de genial... ¬¬
Genial foi a jogada de desviar completamente o foco e se fazer de pobre injustiçado e mal compreendido.
hahahaha aproveitaram o 'negão' pra fica fazendo mídia ae.
ResponderExcluirpreto é preto, branco é branco e deu pra bola, se não gostou, sei lá, se mata!
genial entao deve ser essa sindrome de perseguição que se alguém abre a boca já tem gente criticando e procurando alguma coisa pra reclamar e acusar
ResponderExcluirNesse caso específico não houve racismo. Aparentemente os negros ficaram mais inconformados com o fato de precisar reconhecerem a verdade sobre homens famosos negros e mulheres loiras - e também a velha, velha e verdadeira história de negros venderem negros, prática comum no início da colonização brasileira quando um indivíduo era trocado por cachaça, pólvora e fumo.
ResponderExcluirSe conselho fosse bom, não se dava, vendia.
ResponderExcluirQual parte do "O PROBLEMA NÃO FOI A PIADA, que não teve nada de racista. O problema foi o tal de Danilo se ofender com as acusações e acabar falando uma verdadeira merda na tentantiva patética de se justificar" vc não entendeu?
Sério, não é difícil de entender.
"Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia."
ResponderExcluirOs negros? Quantos? Não me diga que foi a maioria pq eu não iria acreditar.
PS: minha namorada atual é loira e eu nem famoso sou. Nada haver isso.
A grande verdade é que poucos negros valorizam o que são, e a maioria procura sim mulheres brancas para se casar. Passei a acreditar nisso ao ler um artigo de um autor negro norte-americano sobre o assunto. Esperem que em breve postarei aqui.
ResponderExcluirBasta lembrar de algumas frases do líder negro norte-americano Eldridge Cleaver, em sua autobiografia Alma no Exílio.
ResponderExcluir"...Não existe amor entre um homem negro e uma mulher negra. Eu, por exemplo, amo as mulheres brancas e odeio as negras. Está dentro de mim, tão profundo que já não tento mais arrancar."
"Todas as vezes que eu abraço uma mulher negra, estou abraçando a escravidão, e quando envolvo em meus braços uma mulher branca, bem... estou apertando a liberdade."
D.P. até fez uma reflexão: "Se eu encontrasse uma negra na faculdade, será que eu me casaria com ela?" Ele mesmo responde: "Não. Minha esposa não tem curso superior, é baixa, gorda e tem barriga". Mas é branca.
Ana Lúcia Valente, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, pós-doutorada em Antropologia, faz esta avaliação do problema: "Quando o homem negro tem o domínio sobre uma mulher branca ele reafirma sua masculinidade. É a reatualização da prática racista - 'eu domino essa branca'".
ResponderExcluirO negro Joel Rufino dos Santos, historiador que esteve à frente da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura, confessa: "Toda a ânsia de ascensão do negro talvez tenha por objetivo ser o branco, e ele só o alcança - ou julga alcançar - quando enfim possui sexualmente a branca".
(...) O historiador Joel Rufino dos Santos, por exemplo, no livro Atrás do Muro da Noite - Dinâmica das Culturas Afro-brasileiras, da Fundação Palmares, em seu último capítulo:
ResponderExcluirEle escreveu: "A parte mais óbvia da explicação é que a branca é mais bonita que a negra, e quem prospera troca automaticamente de carro. Quem me conheceu dirigindo um Fusca e hoje me vê de Monza tem certeza de que já não sou um pé-rapado: o carro, como a mulher, é um signo".
Como lembra o psicólogo Sérgio Ferreira: "Os homens negros de sucesso não têm a questão econômica, mas têm a questão concreta da cor, ou seja, por mais que eles tenham dinheiro, não conseguem se livrar da cor negra. Ele busca na loira o seu lado branco".
ResponderExcluirPara Sueli Carneiro, do Geledés, "qualquer homem negro no Brasil, por mais famoso que seja, ou por maior mobilidade social que tenha experimentado, não tem poder real, se "bem-sucedidos" individualmente servem apenas para legitimar o mito da democracia racial". "O homem negro", diz ela, "utiliza a mulher branca como emblema ou garantia de seu sucesso."
O SOCIAL
ResponderExcluirEu pelo menos me atraio mais por mulheres não-negras do que pelas negras pq a maioria das negras me lembram minha mãe ou alguma mulher da minha família. Daí é estranho, né.
E esses estudos são bem bizarros, hein. Mas não me sinto preparado pra questionar.
hahahahahaha ilusão minha achar que nesse blog existiria alguem com capacidade intelectual para responder o Danilo.
ResponderExcluiro dono do blog apenas tentou comentar as mensagens do danilo... e falhou miseravelmente... quem dirá responde-las!
Bom, vamos avaliar as coisas, fullmetal. De nós dois, um de nós foi estupidamente iludido.
ResponderExcluirE não fui eu.
Boa sorte com sua argumentação, vc tem futuro. =)
Argumentação ? não tentei argumentar nadda, ao contrário de você... que só fez atacar o danilo ao invés de defender sua opnião (se é que ela existe).
ResponderExcluirQuer dizer que chamar branco de lagartixa não é preconceito ? e chamar preto de macaco é ? ahahahahaha eu rí!
fullmetal, eu também não tentei argumentar nada no post, e eu já disse isso diversas vezes. O que eu fiz foi só comentar a tentativa ridícula do Danilo de tentar justificar uma piada sem graça. Coisa que humorista bom não faz.
ResponderExcluirNão, chamar branco de lagartixa só para falar da aparencia é ofensivo, pode ser até um pouco racista, mas não é preconceito.
Porém chamar um negro de macaco com a intenção de comparar as capacidades intelectuais é.
Quem comparou as capacidades intelectuais do macaco com o preto ? vocês que entendem a piada de forma errada.
ResponderExcluirO mal do preto é se achar o "coitado". Achar que todo mundo quer foder com ele... sendo que a maioria das pessoas nem liga para isso...
Que preto tá se fazendo de coitado? Você interpreta tudo errado, como pode. Eu não disse que o Danilo comparou os intelectos de pretos e dos macacos, estou dizendo que fazer isso é racismo.
ResponderExcluir"É, eu vi que ele chamou o negro de macaco, mas e daí? Isso não me parece muito racista como dizem por aí."
Foi isso que eu disse sobre a piada. O problema é que tem gente que fica cega, e isso é preconceito. Se um dia algum negro se fez de coitado, azar o dele.
O que eu fiz foi ressaltar que o Danilo é uma pessoa igual a vc, fullmetal, que acha q negros se fazem de coitados. E isso é ridiculo.
Negão Internauta, você pode até não se fazer de coitado... mas existem muitos que se fazem de coitado... vide, jogadores de futebol, vira e mexe aparece um chorando porque o argentino chamou de macaquito... meu deus, acho que se esses caras não dessem tanta importância... isso seria algo que iria sumir com uma facilidade inacreditavel.
ResponderExcluirO Racismo é hipocrisia, pois o próprio conceito de punição é racista... existe Ofensa, e para mim todas elas são iguais...
Foi exatamente o que o Danilo fez, deu importância, propositalmente. E isso pra mim, foi molecagem, coisa de alguém que não entende nada do processo que o Brasil vem passando.
ResponderExcluirEsse negócio das cotas (sejam elas corretas ou erradas), o fato dos negros acessarem mais a lei contra a intolerancia racial e a paridade social entre as raças vai criar sim uma "disputa", uma divergência racial.
Esse caso bobo mostra isso. O número de pessoas que se voltaram contra mim, sem ao menos entender ou ler o texto, só porque sou negro e falei sobre o assunto, já mostra como estamos.
É ridicula a maneira que você se porta. "negão internauta". não se vê "brancão internauta" por aí, por que a maioria dos brancos não ta nem aí pra isso, os proprios negros que sao complexados. Ficam vendo ofensa onde não tem.
ResponderExcluirAham, sou ridículo. Me mate.
ResponderExcluirEu entendi! Tudo aqui é só para dizer que não gostaram da piada do Gentili, pois não há nada de racista nela. Sei que logo abaixo haverá posts me criticando, mas não posso fazer nada, pois preciso conversar aqui como único meio de melhorar a reflexão que tem sido feita. "Negão Internauta", entendi o que você disse e, para falar a verdade, nem considero o que o Danilo falou como uma piada. Gosto muito mais dos textos que publica em seu blog que de suas "twitadas". Bom, de qualquer jeito, todos adimitimos já que a piada do Danilo não tinha nada de racista. Certo? Porém, ao ser acusado de racismo - por pessoas que não entenderam a piada, pois chegamos à conclusão que ela não é racista - ele se defendeu falando algo que, aí sim, envolve a raça negra e o xingamento de macaco. Sobre esse ponto que está sendo criticado, não é? Então está certo, prossigamos. Eu gostaria de inverter a situação agora e pedir, então, para o senhor que falasse sobre alguns pontos que escolhi: 1) Sem querer ser leviano, gostaria que justificasse o motivo pelo qual o senhor considera que há uma lei que criminaliza brincadeiras com negros e não se importa com brincadeiras com outras condições. 2) Que o senhor respondesse à ponderação feita pelo próprio Gentili de que, se todos somos iguais, porque alguns grupos se unem, como se fossem uma classe separada? 3) Que me dissesse situações reais de racismo e discriminação, pois, para ser sincero, nunca presenciei uma. Sobre este ponto permito-me ser mais extenso, pois é importante. A única situação negativa que vejo acometer efetivamente os negros é devido a ocuparem classes inferiores economica e socialmente. No entanto, este é um problem estrutural, que não envolve racismo ou preconceito, pois ambos dependem de uma ação de um ser humano, enquanto, como disse, a situação desfavorável é um problema estrutural. Assim, nunca vi durante minha vida uma situação em que um negro sofresse só por ser negro algum tipo de discriminação. Talvez só tenha conhecido até hoje lugares civilizados desse país, mas saibam que já viajei muito Brasil afora. E nada. Já vi, por outro lado, nos Estados Unidos, mas o caso aqui é Brasil. Por fim, gostaria de ressaltar que o senhor, embora coerente em muitos aspectos, está sendo bastante leviano com alguns posts, desprezando-os e desconsiderando, sem argumentar de maneira adequado. É óbvio que tens este direito, porém, se estás a tentar pensar de maneira racional deve ser coerente e responder racionalmente os posts, sem simplesmente negligenciá-los e desprezá-los com piadas. Eu tenho vários amigos negros que brincam comigo chamando-me de vários nomes. Também brinco com eles, mas tenho receio de fazê-lo em público. Diga-me, é justo sentir este receio, ou é justo apenas eu ser alvo de brincadeiras, ou mais ainda, o senhor acha que deveríamos abolir então as brincadeiras, pois afinal alguém sempre vai para a berlinda?
ResponderExcluirMuito obrigado pela atenção!
Abraços!
Diego, repondi seu comentário em um post. Aqui: http://migre.me/bHe2
ResponderExcluir