Pular para o conteúdo principal

Ateísmo: a nova escolha dos idiotas


Por muitos anos, eu diria até o fim dos anos 90, as religiões eram soberanas, sobretudo a Católica. Se não ser católico já era motivo para preconceito, imagine então declarar-se sem religião. Logo se formava uma rodinha de velhas corocas, e Ave Marias eram rezadas para exorcizar sua pobre alma.




Sai, demonio, esse corpo não é ateu!



Mas a era da informação trouxe um panorama diferente. Pessoas sem crença declarada passaram a perceber que não estavam sozinhas no mundo, e mais, eram muitos e muitos. Logo, ser ateu deixou de ser um ato de rebeldia, uma maldição, uma influência demoníaca e passou a ser uma escolha consciente, sadia e respeitável. Bem, na verdade não é bem assim.



Pesquisas mostram que ateus são odiados pelo brasileiro. Ao ver isso, estranhei: o que os ateus fizeram de ruim? Mas com o passar do tempo cheguei a conclusão derradeira: EU TAMBÉM DETESTO ATEUS.


Sim, detesto ateus tanto quanto crentes (aqui incluo toda religião que exija algum tipo de pregação da 'palavra'). Por que? Porque ateus estão cada vez mais chatos. Dizem que não crêem em nada, mas acreditam cegamente em "dados científicos comprovados", sem nem ter idéia do que estão falando. Não admitem que outros tenham religião, como se a ciência já tivesse respondido todas as perguntas do universo. E assim como qualquer religião, tentam impor seu estilo de vida para todos.


Não estou falando de todos os ateus, assim como não falo de todos os crentes. Mas a tendencia está aí, é só reparar. Não fique surpreso se em breve um grupo de garotos bem vestidos aparecerem em sua porta, com exemplares da Science e da Superinteressante, explicando a teoria do Big Bang, desmentido a morte e ressurreição de Cristo e dizem que Buda foi só um filosofo obeso.


Não tenho religião, mas se preciso for, vou na igreja, seja ela qual for. Até o Sheldon, do The Big Bang Theory, sabe como é importante às vezes ceder às convenções sociais. Spock também entenderia. É lógico.


Por fim, se você é ateu, good for you. Se você tem uma religião, much better. Se você quiser discutir abertamente isso comigo, fine. Agora, se você quer me mostrar sua verdade, FUCK OFF!


Sou Agnóstico, assim como o Roberto Teixeira.



Agnóstico: um ateu que perdeu a fé.

Comentários

  1. Eu sou ateu e discordo com algo que você disse.Nós ateus não acreditamos CEGAMENTE na ciência.Na verdade é esse cegamente que sempre desejamos evitar,simplesmente porque pensamento absoluto e dogmático é irracional.E também nós procuramos nos informar sobre o que estamos falando.Nós acreditamos em fatos científicos sim,e eles NÃO apontam para a existência de um deus,simples assim.Pode ser que estejamos errados,mas por enquanto não há argumentos CIENTÍFICOS e RACIONAIS que comprovem isso.
    Quanto a nossa "chatice",nós queremos abrir a mente das pessoas em razão de vários males que a religião pode trazer.Para mencionar apenas alguns:
    -O já mencionado pensamento dogmático e irracional.
    -O terrorismo fundamentado no fanatismo religioso.
    -A religião intervindo nas escolas e obrigando os alunos a aprenderem o criacionismo(teoria não-científica baseada na visão religiosa.)
    Obviamente não posso falar por todos,mas a maioria.

    ResponderExcluir
  2. Mas a visão religiosa é um fato social crucial na evolução da história humana, não pode, nem deve, ser ignorada no ensino escolar.

    A criança deve, no entanto, ser capaz de discernir o que acha certo e o que acha errado. Realmente não há provas cientificas que comprovem a existência de um Deus, principalmente os ilustrados pelos monoteístas tradicionais (cristãos, islamicos, etc...), mas tbm não existem provas suficiente para afirmar que não existe entidade divina alguma.

    Aí todas as teorias podem ser válidas, inclusive as que se baseam apenas na fé.

    O fanatismo religioso é apenas mais um fanatismo, e são os fanáticos que promovem terrorismo, seja ele pelo motivo que for (político, religioso, desportivo...).

    "As coisas mudam de nome, mais continuam sendo religiões."

    ResponderExcluir
  3. Cuidado com as generalizações. Os preconceitos começam daí. Um bom texto sobre religião está em http://www.baciadasalmas.com/2010/por-que-ir-a-igreja-e-o-menor-dos-seus-problemas/.

    ResponderExcluir
  4. Caroline Rodrigues

    A generalização é apenas provocativa, para que os alvos de meu "protesto" se interessem em ler o texto todo.

    O importante é a conclusão, que aceito qualquer religião ou não-religião, e até debato o assunto. Mas de forma alguma aceito verdades enfiadas goela abaixo.

    ResponderExcluir
  5. Generalização é o anzol da internet.

    ResponderExcluir
  6. As religiões têm de ser apresentadas para os jovens,mas não na escola.Por que só o criacionismo sendo uma teoria não-científica tem o poder para equiparar-se às outras teorias científicas?Tudo o que é ensinado nas escolas deve ser apoiado na ciência,e não na na crença de alguns.E NÃO!A criança não deve ser capaz de discernir o que é certo do que é errado,simplesmente porque ela não teve chance de ainda desenvolver seu espírito crítico por inteiro,e portanto recebe o que aprende nas escolas como a verdade única.Não há crianças religiosas,e sim crianças com os pais religiosos.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez, discordo.

    A crença, a fé e as religiões são fatos sociais e históricos, não podem nem devem ser ignorados no ensino.

    O criacionismo é uma teoria filosófica, assim como as teorias platonicas e outras diversas, chegando até à Marx. Vejo que por ciência vc está usando apenas definições de física e matemática, sendo que existem diversas outras ciências, cujo as teorias são importantes para o desenvolvimento humano.

    Aliás, explicar a criação do Universo sem o criacionismo me parece uma tarefa sobre humana. E eu não creio em sobre humanos. ;)

    ResponderExcluir
  8. Este tópico agora discute sobre ceia de natal.
    http://www.luclin.org/files/jamond/Retarded.jpg

    ResponderExcluir
  9. Acho que não fui bastante claro no meu último comentário.Acho que as religiões têm de ser estudadas nas escolas,porém não em teorias sobre a criação do universo.
    O que quis dizer sobre o que deve ser ensinado é,que sejam conhecimentos empíricos,baseados na experiência,e na lógica e não na fé religiosa.A fé religiosa é debatível,portanto as conclusões chegadas através dela também.
    E a criação do universo está sendo mais entendida a cada dia que passa(é só assistir uma das palestras de Stephen Hawking)assim como tudo o que nos cerca.E só porque a ciência ainda não pode explicar claramente essa questão,é bastante irracional que SÓ POR CAUSA DISSO,a religião pode.

    ResponderExcluir
  10. Dizem que agnósticos são pessoas que receiam declarar-se atéias.

    ResponderExcluir
  11. Que seja, pelo menos diminue a pressão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Regras:
- Proibido spam.
- Só isso. =)

Avatar:
- Para exibir seu avatar basta utilizar sua conta Google.

Postagens mais visitadas deste blog

Cala a boca, Danilo Gentili!

Estou aqui de boa, curtindo minha fossa de sábado a noite, twittando com uma galera gente fina e tal. Quando vejo uma piada de Danilo Gentili. Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol? # Ignorei. É, eu vi que ele chamou o negro de macaco, mas e daí? Isso não me parece muito racista como dizem por aí. Nunca liguei para tal comparação, a menos que venha como tom de ofensa. Aí a briga é pela ofensa. Mas continuei minha vida até que veio a questão de Gentili. Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco? # Achei no mínimo bizarro. Quem disse que você pode chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa? Isso não é preconceito, mas é ofensivo, degradante, não é engraçado. E digo isso porque sou fã de standup comedy e não acho engraçado quando o humorista tem que apelar para essas ofensas toscas. Não é

Buddy Poke 3D de graça!

Você já deve saber que agora o BuddyPoke tem um esquema diferente, de juntar moedas de ouro para adquirir novas funções. Entre elas, a mais cara e cobiçada é a versão do seu Poke para impressão, que colada se transformará em um pequenho e bonitinho BuddyPoke 3D, perfeito para decorar a sua mesa de computador , por exemplo. Mas essa brincadeira custa 180 moedas de ouro e, sendo que você começa com 20 e pode pedir uma moeda de ouro por dia, levaria meses para conseguir comprar essa opção. Mas tem uma maneira muito mais fácil, ensinada passo a passo nesses dois vídeos. Confira como conseguir seu BuddyPoke 3D de graça, facil, facil. Link para o Vídeo 1 Link para o vídeo 2 Muito boa a dica, não? Acho que eu também vou fazer meu bonequinho. Se ficar legal, mostro para a galera aqui. =)