Pular para o conteúdo principal

Maioridade Penal

A crescente onda de violência vem tirando o sono dos cidadãos de todas as camadas sociais. Depois da morte do pequeno João Hélio, de 6 anos, a população está mais revoltada do que nunca. Devido a participação de um menor no caso, a opinião pública passou a exigir que a maioridade penal seja reduzida para, no mínimo, 16 anos.

A ideia vem ecoando fervorosamente na Câmara e no Congresso. Porém o que argumenta-se que não se é um bom momento para alterações na legislação, visto que o crime ocorrido recentemente influenciaria em qualquer decisão tomada.

Pensando em suscitar a discussão entre seus leitores, a redação do Negão Internauta saiu a campo para pesquisar qual é a opinião popular, principalmente dos possíveis atingidos diretamente pela mudança na legislação, as crianças.


O Negão Internauta perguntou "Você é a favor ou contra da redução da maioridade penal?":


"Não sei o que é isso, tio. Me dá 1 real?"
Pedrinho, 10 anos, garoto de rua

"O programa é 10 real, senhor."
Paola, 14 anos, prostituta

"Nós não tem medo de ir em cana não, Doutô. E se eu morrer, nasce otro igual, nem melhor nem pior."
'x', 15 anos, traficante

"Meu irmão morreu de fome tio. Não sei te responder agora..."
Abauê, 12 anos, indígena

"Sou a favor disso e também da pena de morte. Criminoso tem que morrer mesmo."
Lucas, 15 anos, estudante, viciado em Dragon Ball Z da tv a cabo

"Que isso? Tem cor? Eu gosto de cor."
João Vitor, 7 anos, minerador




"Isso vai fazer eu ver minha mãe de volta, tio?"
João Hélio, 6 anos, mensagem póstuma



Depois de analisar esses dados, nós, do Negão Internauta, resolvemos lançar ( e já aderir) a campanha: "Não a diminuição da maioridade penal. Sim a melhoria da qualidade educacional".


Opinião do Autor
O nome é gigantesco, mas a ideia é essa. Não quero que nossas crianças sejam punidas, quero que nem cheguem a cometer crimes. Acho que mais lamentável que a impunidade é a que situção chegou o jovem no Brasil.

Educação, esse é o caminho.

"Toda vitória desnecessária é crime." (Baltasar Gracián y Morales)

Comentários

  1. Eu sou a favor da maioridade penal, mas acho que nem isso resolve mais.
    Temos esse caso de um guri de 12 anos que matou a avó e saiu arrastando o corpo pra jogar no valão.
    Acho que o país está perdido.


    Te vi no Orkut na comunidade "amo meu blog" e te avaliei lá ^^
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Bom blog
    e as piadas muito boa!!!

    Comente no meu
    http://www.preto-opaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Julie, você é a favor da maioridade penal? Como assim? hahahaha.


    Negão, concordo com você. Não faz sentido diminuir a maioridade penal. Se hoje os de dezesseis, dezessete cometem crimes, amanhã os de dez, onze cometerão. Será uma bola de neve...

    Como diz o ditado: melhor prevenir que remediar.

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  4. sou a favor da redução da maioridade penal, afinal isso tbm significaria dirigir aos 16 anos, se bem q eu jah tenho quas 20..

    e otra

    a nossão de oq esta fazendo num cara de 16 anos já existe, nem me venha com essa de "menor incapaz"...


    e mais uma com 17 anos jah tem muito vadio por ai.. q nem termina o encino medio..

    e sim vai ter recrutamento de menors de 15 anos se a maioridade baixar pra 16..

    e claro deve se ter educação neste pais, mas tem ações que não se pode esperar a proxima geração se formar pra serem tomadas..

    se não mudarmos a maioridade penal HOJE, a coisa só vai piorar..

    e investir em educação (sou imensamente a favor), seus efeitos demoram muito para ser uma atitude isolada, sem a redução da maioridade

    ResponderExcluir
  5. Eu n sei se a maioridade penal pode mudar alguma coisa, as pessoas nascem ruins, n acredito em transformação pela sociedade!

    Bjusssssss

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, o que falta e sempre faltou foi incentivo a educação, isso sim é que deveria ser avaliado, e como já dizia Pitágoras:
    "Educai as crianças de hoje, para não punir os homens de amanhã”.
    Adorei a matéria, as fotos são lindas e os depoimentos assustadoramente reais.
    Ótimo blog!
    Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Regras:
- Proibido spam.
- Só isso. =)

Avatar:
- Para exibir seu avatar basta utilizar sua conta Google.

Postagens mais visitadas deste blog

Cala a boca, Danilo Gentili!

Estou aqui de boa, curtindo minha fossa de sábado a noite, twittando com uma galera gente fina e tal. Quando vejo uma piada de Danilo Gentili. Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol? # Ignorei. É, eu vi que ele chamou o negro de macaco, mas e daí? Isso não me parece muito racista como dizem por aí. Nunca liguei para tal comparação, a menos que venha como tom de ofensa. Aí a briga é pela ofensa. Mas continuei minha vida até que veio a questão de Gentili. Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco? # Achei no mínimo bizarro. Quem disse que você pode chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa? Isso não é preconceito, mas é ofensivo, degradante, não é engraçado. E digo isso porque sou fã de standup comedy e não acho engraçado quando o humorista tem que apelar para essas ofensas toscas. Não é

Buddy Poke 3D de graça!

Você já deve saber que agora o BuddyPoke tem um esquema diferente, de juntar moedas de ouro para adquirir novas funções. Entre elas, a mais cara e cobiçada é a versão do seu Poke para impressão, que colada se transformará em um pequenho e bonitinho BuddyPoke 3D, perfeito para decorar a sua mesa de computador , por exemplo. Mas essa brincadeira custa 180 moedas de ouro e, sendo que você começa com 20 e pode pedir uma moeda de ouro por dia, levaria meses para conseguir comprar essa opção. Mas tem uma maneira muito mais fácil, ensinada passo a passo nesses dois vídeos. Confira como conseguir seu BuddyPoke 3D de graça, facil, facil. Link para o Vídeo 1 Link para o vídeo 2 Muito boa a dica, não? Acho que eu também vou fazer meu bonequinho. Se ficar legal, mostro para a galera aqui. =)

Ateísmo: a nova escolha dos idiotas

Por muitos anos, eu diria até o fim dos anos 90, as religiões eram soberanas, sobretudo a Católica. Se não ser católico já era motivo para preconceito, imagine então declarar-se sem religião. Logo se formava uma rodinha de velhas corocas, e Ave Marias eram rezadas para exorcizar sua pobre alma. Sai, demonio, esse corpo não é ateu! Mas a era da informação trouxe um panorama diferente. Pessoas sem crença declarada passaram a perceber que não estavam sozinhas no mundo, e mais, eram muitos e muitos. Logo, ser ateu deixou de ser um ato de rebeldia, uma maldição, uma influência demoníaca e passou a ser uma escolha consciente, sadia e respeitável. Bem, na verdade não é bem assim. Pesquisas mostram que ateus são odiados pelo brasileiro . Ao ver isso, estranhei: o que os ateus fizeram de ruim? Mas com o passar do tempo cheguei a conclusão derradeira: EU TAMBÉM DETESTO ATEUS . Sim, detesto ateus tanto quanto crentes (aqui incluo toda religião que exija algum tipo de pregação da