Pular para o conteúdo principal

Respondendo Comentário: Onde está o racismo?

Normalmente não faço isso, de responder comentários com um post. Confesso que as vezes, não respondo comentários de forma alguma. E isso entra para lista dos motivos pelos quais o Negão Internauta ainda não vingou. Mas desta vez a resposta fez-se necessário, pois, apesar de ser apenas um comentário, representa outros vários que recebo semanalmente, principalmente no post sobre o caso Danilo Gentili, onde, inclusive, o comentário abaixo foi feito.

Eu entendi! Tudo aqui é só para dizer que não gostaram da piada do Gentili, pois não há nada de racista nela. Sei que logo abaixo haverá posts me criticando, mas não posso fazer nada, pois preciso conversar aqui como único meio de melhorar a reflexão que tem sido feita.
"Negão Internauta", entendi o que você disse e, para falar a verdade, nem considero o que o Danilo falou como uma piada. Gosto muito mais dos textos que publica em seu blog que de suas "twitadas". Bom, de qualquer jeito, todos adimitimos já que a piada do Danilo não tinha nada de racista. Certo? Porém, ao ser acusado de racismo - por pessoas que não entenderam a piada, pois chegamos à conclusão que ela não é racista - ele se defendeu falando algo que, aí sim, envolve a raça negra e o xingamento de macaco. Sobre esse ponto que está sendo criticado, não é? Então está certo, prossigamos. Eu gostaria de inverter a situação agora e pedir, então, para o senhor que falasse sobre alguns pontos que escolhi:

1) Sem querer ser leviano, gostaria que justificasse o motivo pelo qual o senhor considera que há uma lei que criminaliza brincadeiras com negros e não se importa com brincadeiras com outras condições.

2) Que o senhor respondesse à ponderação feita pelo próprio Gentili de que, se todos somos iguais, porque alguns grupos se unem, como se fossem uma classe separada?

3) Que me dissesse situações reais de racismo e discriminação, pois, para ser sincero, nunca presenciei uma. Sobre este ponto permito-me ser mais extenso, pois é importante. A única situação negativa que vejo acometer efetivamente os negros é devido a ocuparem classes inferiores economica e socialmente. No entanto, este é um problem estrutural, que não envolve racismo ou preconceito, pois ambos dependem de uma ação de um ser humano, enquanto, como disse, a situação desfavorável é um problema estrutural. Assim, nunca vi durante minha vida uma situação em que um negro sofresse só por ser negro algum tipo de discriminação. Talvez só tenha conhecido até hoje lugares civilizados desse país, mas saibam que já viajei muito Brasil afora. E nada. Já vi, por outro lado, nos Estados Unidos, mas o caso aqui é Brasil.

Por fim, gostaria de ressaltar que o senhor, embora coerente em muitos aspectos, está sendo bastante leviano com alguns posts, desprezando-os e desconsiderando, sem argumentar de maneira adequado. É óbvio que tens este direito, porém, se estás a tentar pensar de maneira racional deve ser coerente e responder racionalmente os posts, sem simplesmente negligenciá-los e desprezá-los com piadas. Eu tenho vários amigos negros que brincam comigo chamando-me de vários nomes. Também brinco com eles, mas tenho receio de fazê-lo em público. Diga-me, é justo sentir este receio, ou é justo apenas eu ser alvo de brincadeiras, ou mais ainda, o senhor acha que deveríamos abolir então as brincadeiras, pois afinal alguém sempre vai para a berlinda?

Muito obrigado pela atenção!
Abraços!


Pois bem, vamos direto ao assunto.

1) Sobre as leis.

Existem diversas leis que protegem grupos. Leis que protegem índios, leis que protegem homossexuais, leis que protegem portadores de deficiência, leis que protegem crianças e adolescentes e ainda leis que protegem mulheres. Esse tipo de lei faz-se necessária para preservar determinado grupo de eventos socialmente inaceitáveis. Um cadeirante não pode ficar sem acesso ao lugar algum apenas devido à sua condição. Uma mulher não pode sofrer agressão apenas por ser fisicamente mais frágil e assim por diante.


Por anos, negros foram excluídos da sociedade por serem simplesmente negros. A aceitação desse fato, por meio de cultura popular, sejam por ofensas, discriminação ou mesmo piadas é socialmente inaceitável. Logo, surgiram leis para preservar a cidadania deste grupo. Leis essas que não sobrepõe os direitos de outros grupos ou agregam diretos à esse grupo. Apenas reforçam um direito civil.


2) Porque a separação de classes.


À fim de evidenciar os problemas que determinado grupo frequentemente enfrentam, esse grupo se reúne em associações, ONGs e afins, com o objetivo de exigir que seja dada uma atenção especial a determinada situação. A organização popular é um direito licito, constitucional e ocorre em diversas frentes. Seja o Movimento Estudantil, a Associação Comercial e Industrial de um município ou a ONG Sou Da Paz.

Esses movimentos não existem para separar ou descriminar as pessoas. Todos apenas lutam pelo o que é direito. Se executivos brancos encontrassem alguma barreira específica para exercer seus deveres e ter seus direitos garantidos, especificamente por serem executivos brancos, nada mais justo que se reúnam e lutem por eles.

3) Situações Reais de racismo e discriminação

Geralmente, ignoro-as, porque quando faço qualquer menção à isso, acontece o que aconteceu no post do Danilo Gentili. As pessoas acham que não é para tanto, que isso ou aquilo é inocente, que não prejudica ninguém. Aliás, acho que os comentários no post citado mostram claramente uma situação de preconceito. A maioria dos comentaristas só leram os títulos do post e do blog e concluíram que só poderia ser um tipo de argumentação, o que não é real.

Um caso de discriminação que aconteceu comigo e até hoje é motivo de conversa entre meus amigos. Na minha cidade, iniciou-se uma operação do tipo Força Tarefa, de combate ao tráfico de drogas. Foi ótimo, pois a cidade foi tomada por diversas viaturas, deixando-nos mais seguros e tranquilos.

O fato é que estávamos eu e outras sete pessoas, todos brancos, esperando o horário para uma partida de futebol. Todos carregavam suas bolsas com uniforme e afins, inclusive eu. Mas a minha ainda era da minha faculdade (Eng. Civil) pública. Uma viatura parou e o policial do volante nos perguntou o que fazíamos ali. Respondemos. O outro polícial desceu da viatura, veio direto até mim e pediu para revistar minha bolsa. Ao ver que só haviam livros e roupas, subiu na viatura novamente e foi embora. Alguns ali presentes respiraram aliviados, pois se revistassem suas bolsas, certamente encontrariam algo. Mas, por que só a minha bolsa? Será que um universitário com em frente à um campo de futebol, vestido para jogar bola, é um suspeito? Até hoje, custo a acreditar que foi por racismo, mas é bem suspeito.


Suspeito?


Naquela semana, fui revistado outras 4 vezes. Os meus amigos brancos, nenhuma.

Esse é só um dos exemplos.

O fato dos negros povoarem as classes inferiores da sociedade é sim um problema estrutural que se agrava com o preconceito e a discriminação. Antigamente, um branco que ocupava o mesmo cargo de um negro, com a mesma instrução, ganhava até 14x mais. Esses dados são do final do século passado. Atualmente, graças à políticas de inclusão e conscientização (talvez mais o segundo que o primeiro), esse parâmetro já mudou bastante.

Mas o que tenho notado, como tentei dizer no post do Danilo, é que o que antes era preconceito sem sentido e sem motivo, agora ganhou uma razão: negros são "chorões". A política de cotas (que é polêmica mesmo entre os negros, como pode-se ver no próprio debate na câmara), as ações afirmativas (importadas dos EUA) e alguns casos onde negros exigiram seus direitos soaram para muitos como oportunismo. Como se os negros aproveitassem de sua condição para ter vantagem sobre os demais. Mas os negros que exigem seus direitos diante à uma situação discriminatória são pouquíssimos. Eu mesmo, nunca nem cogitei a idéia. Se dentre esses existem aqueles que querem tirar vantagem, é uma minoria absoluta, que não serve para representar todo a classe. Aliás, ninguém serve para representar toda a "classe".

Por fim, eu também sofro com o receio constante na hora de fazer alguma piada. Acho muito chato que as coisas andem tão tensas que não podemos nem rir da situação. Sabe a máxima "depois que passa a gente ri"? Pois pelo jeito ainda não passou...



PS: sobre os comentários, não é fácil discutir com quem já tirou suas conclusões, por isso ignorei sim muitos, sabendo que não vale a pena desprender energia e tempo com algo que sequer chegará ao interlocutor.

Comentários

  1. só quem é PRETO pra saber como é ser PRETO aqui no Brasil....
    parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Não, Dime.

    Preconceito racial não é apenas e tão somente com negros.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Internauta "De Cor" (ou seria afreodescendente),

    Como você mesmo já escreveu, é difícil discutir com quem já tirou suas conclusões.

    1) Só pelo primeiro item dele eu já teria deixado quieto. Você já percebe que é alguém com pouca (ou nenhuma) informação, que não faz questão alguma de tê-la.

    2)Fala sério! Ou ele não frequentou a escola ou ainda está nas séries inicias. Uma pergunta com esse conteúdo deve ter caído na minha prova da ... sei lá... 7ª série? (Não dessa forma, claro)

    3) AHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA Nessa aqui só pude rir, desculpe, mas não consigo responder! Fui responder por partes, mas essa não deu...

    Conclusão: Não dá pra discutir com quem não tem o mínimo de base, pois os "argumentos" da pessoa se sustentam em "achismos" (no caso), ideologia cega, burrice (sim, na minha opinião quem mantém uma posição até o fim sem ter UM argumento válido pra embasar é burro).

    E uma conclusão que tirei na época: Não dá pra discutir com os Fã(ggots) do Gentili. eles só sabem repetir a mesma coisa como papagaios de pirata embasados na figura popular.

    Ass:
    Negão - Não o internauta, EU mesmo. (eunegao.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. No brasil o preconceito vai desde a pigmentação de pele, condição socio-econômica e até mesmo a tribo a que se pertence.

    Coitados dos negros pobres e emos, tenho dito...

    Quanto a lei, posso afirmar que a constituição e a declaração dos direitos humanos já vedam qualquer espécie de ato que possa imputar ou sugerir desprezo em relação a determinado grupo.

    ResponderExcluir
  5. #manifestoportanacara; http://br4.in/xLmpP; @josric;

    ResponderExcluir
  6. "3) Que me dissesse situações reais de racismo e discriminação"

    Diego, em que Brasil você vive?
    Vou contar uma histórinhas pra vocês.

    Sou do interior de PE e no ínicio de 2008 vim morar no Recife. Pensava que esse lance de preconceito racial (se é que posso falar "racial") era apenas coisa do interior e, mesmo assim, brincadeira entre amigos. Estava errado, na primeira semana que estava aqui fui ao mercado, à minha frente tinha um negro igualmente vestido como eu (camisa do cursinho) ele foi parado na saída logo após pagar o que tinha pego e foi revistado. No final das contas houve muita confusão: o pai dele era advogado e, como todo pai, ficou indignado ao saber do ocorrido.

    Portanto não acho que fechando os olhos para FATOS podemos afirmar que algo não esteja presente. É igual ao afirmar que não exista fome no país só porque temos a geladeira cheia.

    ResponderExcluir
  7. Comentario podre e perguntas mais podres ainda,não vou desviar o assunto,como sempre acontece,"preconceito não é apenas com negros"sempre tem quem diga isso quando entramos no assunto,ninguem é burro sabemos disso mas o foco do que estamos falando é sim sobre os negros em especial,pois bem,o Brasil tem sim casos nojentos de racismo e não são poucos,procure a UNEGRO e se informe sobre isso entre outros temas tb,sou branco,minha mulher é negra e minha filha tb,mas por eu ser branco tem quem não se ligue nisso,no centro de convenções onde trabalhava num dos piores momentos da minha vida presenciei uma rodinha de até então colegas fazendo piadas sobre negros,me embrulhou o estomago,pois minha filha que amo muito é negra e foi nela que mais pensei no momento,tomei como pra mim e falei minha opinão pra eles que nem me deixaram terminar de falar e disseram "porque tas se queimando se nem preto tu és!",resultado perdi a razão agredi 2 daquela turma e por fim perdi o emprego,ja que eles afirmaram que era mentira minha e q não tinham feito aquilo.SOU BRANCO NÃO FALO COM A MINHA FAMILIA POR NÃO ACEITAREM MEU CASAMENTO,JA PERDI EMPREGO POR NÂO ATURAR ESSAS BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO E NÂO SOU FALSO NEM CEGO PRA FINGIR QUE ISSO NÂO EXISTE!!!
    Beleza antes de Negros,Brancos,Etc...Somos HUMANOS e merecemos respeito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Regras:
- Proibido spam.
- Só isso. =)

Avatar:
- Para exibir seu avatar basta utilizar sua conta Google.

Postagens mais visitadas deste blog

Cala a boca, Danilo Gentili!

Estou aqui de boa, curtindo minha fossa de sábado a noite, twittando com uma galera gente fina e tal. Quando vejo uma piada de Danilo Gentili. Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol? # Ignorei. É, eu vi que ele chamou o negro de macaco, mas e daí? Isso não me parece muito racista como dizem por aí. Nunca liguei para tal comparação, a menos que venha como tom de ofensa. Aí a briga é pela ofensa. Mas continuei minha vida até que veio a questão de Gentili. Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco? # Achei no mínimo bizarro. Quem disse que você pode chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa? Isso não é preconceito, mas é ofensivo, degradante, não é engraçado. E digo isso porque sou fã de standup comedy e não acho engraçado quando o humorista tem que apelar para essas ofensas toscas. Não é

Buddy Poke 3D de graça!

Você já deve saber que agora o BuddyPoke tem um esquema diferente, de juntar moedas de ouro para adquirir novas funções. Entre elas, a mais cara e cobiçada é a versão do seu Poke para impressão, que colada se transformará em um pequenho e bonitinho BuddyPoke 3D, perfeito para decorar a sua mesa de computador , por exemplo. Mas essa brincadeira custa 180 moedas de ouro e, sendo que você começa com 20 e pode pedir uma moeda de ouro por dia, levaria meses para conseguir comprar essa opção. Mas tem uma maneira muito mais fácil, ensinada passo a passo nesses dois vídeos. Confira como conseguir seu BuddyPoke 3D de graça, facil, facil. Link para o Vídeo 1 Link para o vídeo 2 Muito boa a dica, não? Acho que eu também vou fazer meu bonequinho. Se ficar legal, mostro para a galera aqui. =)

Ateísmo: a nova escolha dos idiotas

Por muitos anos, eu diria até o fim dos anos 90, as religiões eram soberanas, sobretudo a Católica. Se não ser católico já era motivo para preconceito, imagine então declarar-se sem religião. Logo se formava uma rodinha de velhas corocas, e Ave Marias eram rezadas para exorcizar sua pobre alma. Sai, demonio, esse corpo não é ateu! Mas a era da informação trouxe um panorama diferente. Pessoas sem crença declarada passaram a perceber que não estavam sozinhas no mundo, e mais, eram muitos e muitos. Logo, ser ateu deixou de ser um ato de rebeldia, uma maldição, uma influência demoníaca e passou a ser uma escolha consciente, sadia e respeitável. Bem, na verdade não é bem assim. Pesquisas mostram que ateus são odiados pelo brasileiro . Ao ver isso, estranhei: o que os ateus fizeram de ruim? Mas com o passar do tempo cheguei a conclusão derradeira: EU TAMBÉM DETESTO ATEUS . Sim, detesto ateus tanto quanto crentes (aqui incluo toda religião que exija algum tipo de pregação da